Como tirar fotos 360 graus para diferentes plataformas? As internet e também as redes sociais estão cada vez mais visuais, dependendo cada dia mais de fotos de boa qualidade, capazes de expressar com detalhes seu produto ou o próprio negócio. Vários recursos estão sendo explorados simultaneamente, como vídeos, imagens tridimensionais, fotos, etc.
Essa diversidade em efeitos visuais vêm ganhando cada vez mais adesão do público e os algoritmos da grande rede já entenderam isso, especialmente Google e Facebook. Um formato de imagem excelente, porém ainda pouco explorado é a foto em 360 graus.
Mas como essa tecnologia, que já não é considerado tão nova, pode influenciar no desempenho do meu negócio gerando mais leads? Qual o potencial da foto 360 graus?
Essas são dúvidas frequentes, já que muitos ainda pensam que as fotos 360 graus são muito interessantes, mas ainda não entenderam em como tornar essa estratégia uma ferramenta de captura de leads.
As fotografias em 360 graus são capazes de registrar detalhes importantes, que outras fotografias não conseguiriam.
Existem diversas tecnologias para tirar fotos panorâmicas (já que a foto panorâmica é a base da fotografia 360 graus). É possível sim conseguir o efeito da foto 360 graus com o uso de smartphones, mas não podemos negar que a qualidade não se compara com fotos feitas com equipamentos profissionais.
Resumidamente, a foto panorâmica é uma sequência de fotos em que você pode capturar a imagem que seus olhos estão enxergando entre o deslocamento da sua cabeça de um ombro até o outro.
O que é e como funciona a foto 360 graus?
O número 360, faz referência à cobertura de ângulo que a foto abrange. Desta forma fica claro que a foto 360 graus é capaz de mostrar todos os ângulos do ambiente fotografado. A sensação é semelhante à pessoa estar no ambiente, podendo se movimentar e ver cada detalhe do local, e o mais importante, sem cortes, tendo a real sensação de estar exatamente no ponto em que a câmera fez a captura de imagens.
Comparando com a tecnologia de fotos comuns em que a visão no máximo se pode aproximar ou afastar, sendo uma imagem estática, a foto 360 graus te possibilita escolher centenas de ângulos diferentes a se visualizar, possibilitando melhor interação.
Alguns setores corporativos tiram muito proveito desse tipo de tecnologia, como setores imobiliários, turismo, eventos e outros. Já que se tratam de segmentos que têm como diferencial o próprio ambiente.
É claro que não há limite para a criatividade, então a todo momento novos setores vêm descobrindo formas de explorar a tecnologia de fotos 360 graus.
A tecnologia de VR, ou realidade virtual vem de encontro com a foto 360 graus. Como exemplo podemos citar o próprio facebook, que além de oferecer suporte à tecnlolgia de tour virtual, também já tem seu próprio óculos de realidade virtual. Além do Facebook, outros gigantes da internet como Google e Amazon já possuem produtos para essa tecnologia.
Como e quando surgiu a tecnologia de fotos 360 graus?
Desde o surgimento da fotografia, o objetivo sempre foi trazer o máximo de fidelidade ao momento a ser fotografado.
Para entender sobre a origem da foto em 360 graus, primeiramente vamos entender sobre a origem da fotografia panorâmica, já que a foto 360 graus nada mais é que uma evolução da tecnologia das primeiras fotos panorâmicas, até chegar a foto panorama de 360 graus que usamos hoje.
O termo fotografia panorâmica foi utilizado pela primeira vez em 1792 pelo pintor irlandez Robert Barker, que produziu pinturas panorâmicas da cidade de Edimburgo em grandes cilindros, que eram vistos de seu interior. Essas pinturas foram exibidas em Londres com o título “O Panorama”.
As fotos em 360 graus fazem, portanto, parte da história da arte da fotografia. Os primeiros trabalhos panorâmicos são de 1840. Porém apenas três anos depois, a primeira câmera fotográfica panorâmica foi patenteada pelo austríaco Joseph Puchberger.
A Kodak Cirkut, em 1904 lançou um dos modelos de câmera fotográfica que ofereciam a possibilidade de se fazer fotos panorâmicas com boa qualidade. A câmera era capaz de produzir fotos em 360 graus com até 6 metros de comprimento.
Desde as primeiras câmeras fotográficas panorâmicas da antiga Kodak, as fotos panorâmicas continuaram sua evolução, servindo de base para o que temos hoje conhecido por foto 360 graus.
A primeira ideia de fotografia em 360 graus em formato digital
Da forma que conhecemos hoje como foto 360 graus, a ideia surgiu através do Google Street View há mais de 13 anos.
Em 2004, um dos fundadores do Google, Larry Page, teve a ideia de criar um recurso para incrementar o já consagrado Google Maps. A ideia era usar um carro, com um conjunto de câmeras para assim criar imagens capazes de mostrar 100% do ambiente em torno do equipamento.
O projeto teve início e as primeiras imagens foram dos bairros próximos à sede do próprio Google, em São Francisco. Com o sucesso do projeto, a captura das imagens foi expandida para outras cidades dos EUA. Já em 2007 cidades como Nova York, Las Vegas e Miami foram as primeiras cidades a contarem com o Street View.
Em 2009 a tecnologia do Google Street View chegou ao Brasil, ficando disponível só em 2010. Hoje já temos a grande maioria dos pontos turísticos no Brasil disponíveis em fotos 360 graus.
Sobre a tecnologia de fotos 360 graus
A tecnologia continua evoluindo de forma constante, mas o princípio permanece na maioria dos casos, sendo um carro com 16 câmeras no teto, passeando pelas ruas da cidade fazendo fotos em todos os ângulos simultaneamente, além de um computador registrando as informações de geolocalização através de um GPS. Um motorista e um copiloto, ditando as coordenadas, conduzem o veículo.
Em algumas situações, o carro tecnológico do google não consegue fazer o trabalho. Então há também a opção do Trekker, que é uma mochila tecnológica com uma câmera 360 graus acoplada, semelhante à utilizada nos carros, porém mais leve. Desta forma, locais de impossível acesso ao carro, se utiliza o Trekker.
Em 2013 o Google Street View forneceu, como forma de empréstimo, os Trekkers para que voluntários pudessem colaborar com as imagens do Google Street View. Alguns equipamentos foram emprestados, sendo assim possível que alguns locais de difícil acesso, pudessem ser fotografados por pessoas que conheciam bem o ambiente que seria fotografado.
Nos dias atuais, o Google Street View facilitou assim a tecnologia, tornando possível que qualquer pessoa com alguns conhecimentos em tecnologia e um smartphone, possam colaborar com a tecnologia de fotos 360 graus do Google Street View.
Os 5 melhores aplicativos para fotos 360 com smartphone
1 – Google Cardboard (Android)
O Google Cardboard é um app do próprio Google e traz a realidade virtual para seu smartphone. O Cardboard ajuda você a participar das suas experiências de realidade virtual, além de descobrir novos apps e configurar um visualizador de imagens em 360 graus
Para os amantes da tecnologia em fotos 360 graus, esse é o aplicativo que não pode faltar no smartphone.
Infelizmente, por se tratar de uma tecnologia do Google, proprietária do sistema operacional Android, a tecnologia ainda não está disponível para IOS.
O Google Cardboard não só faz fotos panorâmicas em 360 graus, mas também possui opções para captura de áudio, no mesmo momento em que a foto foi tirada. Desta forma, há possibilidade da sensacional experiência em tecnologia fotográfica.
2 – Bimostitch Panorama Stitcher
Este aplicativo funciona muito bem para juntar, ou costurar as imagens, de forma a tornar todas as imagens fotografadas em uma só imagem 360 graus, causando assim a sensação de estar no ambiente fotografado. Algoritmos avançados são utilizados na tecnologia de reconhecimento de imagens, mesclando de forma mágica as imagens.
Toda a integração de imagens é feita de forma automatizada, exigindo pouco recurso de máquina, em altíssima velocidade. Dependendo dos recursos disponibilizados pelo seu equipamento, a integração é feita de forma ainda mais rápida.
Vários recursos de personalização dos seus arquivos ficam disponíveis para atender às necessidades de cada perfil de usuário.
3 – Photaf Panorama (Free)
A facilidade de uso é um ponto forte do Photaf Panorama. Com seu sensor de orientação, fica ainda mais fácil ter o ângulo adequado para cada foto capturada.
Ao terminar a captura de imagens, é possível mover o smartphone para visualizar o efeito da tecnologia 3d (3 dimensões) da imagem composta.
A melhor notícia é que além de todos os recursos do aplicativo Photaf Panorama é ser gratuito. Isso mesmo, o Photaf Panorama pode ser instalado gratuitamente em sistemas android, rodando à partir da versão 3.2.7.
Outro diferencial desse aplicativo para fotos 360 graus é a possibilidade do usuário escolher qual o meio de captura de imagem panorâmica. Podendo escolher entre os modos automático ou manual. No modo manual, diversos recursos são disponibilizados, como ajustes de luz e flashs utilizados para cada uma das capturas de imagens.
4 – Panorama 360. Panoramic Camera. HD Photo stitcher.
O Panorama 360 é uma ótima opção para pessoas que costumam usar as redes sociais. Com ele é possível compartilhar fotos em 360 graus, no Facebook.
É um aplicativo gratuito, somente para Android que te oferece uma nova experiência no compartilhamento de imagens para Facebook.
O app pode ser baixado gratuitamente, mas também possui ferramentas mais interessantes, que só serão habilitadas na versão paga.
Pode ser baixado gratuitamente, porém, infelizmente, o app possui alguns importantes, e interessantes, recursos que devem ser pagos para que o uso seja liberado.
O modo de captura é bastante simples no Panorama 360, basta posicionar o smartphone fixamente e girar em 360 graus, desta forma o aplicativo montará automaticamente as imagens.
5 – Photo Sphere Câmera
O Photo Sphere Câmera tem como grande diferencial a sua integração nativa com o Google Maps. Para pessoas que primam pela qualidade, esse é o app.
O Photo Sphere Câmera é outra opção que ainda só funciona em dispositivos android. Os amantes da maçã, ainda não poderão desfrutar de suas funcionalidades, infelizmente. No Android ele pode ser instalado em português à partir da versão 4.2.
Possui um interface bastante amigável e simples, possibilitando o compartilhamento de milhares de usuários através do Google Maps.
Seu modo de captura em fotos 360 graus é bastante simples: primeiro defina o ambiente a ser fotografado, enquadre no melhor ângulo para a tela do aplicativo e siga as orientações de passo a passo oferecidas pelo próprio Photo Sphere Câmera, depois é só aguardar, pois o trabalho pesado é feito pelo próprio app.
Dicas de como fotografar para fotos 360 graus
Ao fazer suas fotos 360 graus, aos poucos você vai percebendo que nem todas as imagens terão a qualidade esperada. Para se ter melhor qualidade fotográfica, aqui vão algumas dicas simples a serem seguidas:
- O local a ser fotografado precisa ser muito bem escolhido, assim como a posição que ficará o fotógrafo;
- O enquadramento é muito importante, mantenha suas mãos firmes e enquadre da melhor forma possível;
- Escolha bem o aplicativo que será utilizado, nas sugestões acima, com certeza um deles te atenderá bem;
- Divirta-se fazendo suas fotos em 360 graus.
Como funciona e como tirar fotos 360 graus para Facebook?
A funcionalidade de fotografias 360 graus já está bastante difundida no Facebook. Funciona perfeitamente e muita gente já vem utilizando. É possível desfrutar da tecnologia por tablets, smartphones, desktops, etc. As fotos 360 graus são utilizadas tanto nas capas das fanpages quanto nos próprios posts de usuários.
Em se tratando de diferentes plataformas, o Facebook oferece algumas diferenças na forma de interagir com o usuário. Nos dispositivos móveis a imersão é feita arrastando os dedos, já nos desktops, através de cliques do mouse. Funcionando muito bem em ambas as plataformas.
A forma de postar sua imagem em 360 graus é bem diferente da habitual foto estática. Existem diversas funcionalidades com botões interativos como reações, compartilhamentos e comentários.
Quais tipos de negócios são adequados para foto 360 no Facebook?
Cada vez mais negócios estão aderindo à tecnologia de fotos 360 graus. Desta forma alguns segmentos já vêm utilizando a tecnologia com excelentes resultados em termos de marketing digital.
Veja os principais segmentos para utilizar fotos 360 graus:
- Pousadas, hotéis, hotéis fazendas;
- Vendas de imóveis;
- Negócios agro;
- Universidades, escolhas e outras instituições de ensino;
- Livrarias e bibliotecas;
- Jogos digitais;
- Arquitetura e engenharia;
- Decoração e design de interiores;
- Lojas de acessórios automotivos.
Como já foi dito, não há limite para a criatividade. Todos os dias as pessoas vêm descobrindo formas de utilizar a tecnologia de fotos 360 graus, seja você também uma dessas pessoas.
Como postar foto 360 no aplicativo do Facebook pelo smartphone?
Essa é uma tarefa bastante simples e estamos aqui para te ajudar em cada um dos passos:
- Esteja logado na sua conta de Facebook;
- Já no Facebook clique em “No que você está pensando?”;
- Role a barra lateral até aparecer a opção “Foto 360”;
- Clique no botão de captura de imagens e faça o giro, de forma lenta e constante para conseguir capturar todos os ângulos possíveis da sua foto 360;
- Com sua imagem capturada, agora basta escolher qual será a imagem em destaque do seu feed de notícias, para isso basta movimentar e definir a imagem;
- Crie um legenda bem criativa, de forma que desperte a curiosidade do usuário;
- Agora é só clicar em “publicar” e ser feliz;
Mais prático o simples do que você imaginava, estamos certos disso.
As fotos 360 graus no Facebook são muito divertidas e despertam o interesse dos usuários. Não se limite a utilizar a ferramenta somente como diversão para seus seguidores, utilize como ferramenta de marketing digital, de forma a atrair seus clientes para o seu negócio.
Como tirar foto 360 graus do smartphone no Google Street View?
- Abra o app do Google Street View pelo seu smartphone;
- Clique em criar no ícone de câmera;
- Clique em Câmera no canto inferior direito (tirar foto);
- Faça diversas fotos, de forma a obter todos os ângulos possíveis;
- Clique em concluído na parte inferior do app;
- Será salva e agrupada sua foto 360 graus na guia “Privadas” do seu smartphone. A fotografia também será salva na memória do seu smartphone, desde que esta opção não tenha sido desabilitada.
Excelente! Sua foto 360 graus foi postada e estará disponível no Google Maps e disponível nas plataformas Google.